Grupo de borracha da Indonésia quer corte de 10% na produção.
JACARTA, 3 Dez (Reuters) - O principal grupo de borracha da Indonésia está pedindo para o segundo maior produtor mundial do insumo cortar a produção em 10 por cento em 2014 e está encorajando países produtores do sudeste asiático a fazerem o mesmo para redução de estoques globais e apoio aos preços.
Os futuros da borracha em Tóquio, que definem o tom para os preços do insumo no sudeste da Ásia, caíram quase 10 por cento este ano, diante de preocupações sobre a economia global e alta na oferta.
Os estoques de borracha no maior consumidor do insumo no mundo, a China, monitorados pela bolsa de Xangai caíram mais de 10 por cento na semana passada, mas seguem perto do maior nível em nove anos.
"No mês passado, encaminhei carta para nossos membros para reduzirem produção em 10 por cento no próximo ano", afirmou Daud Husni Bastari, presidente da associação indonésia de borracha, conhecida como Gapkindo.
"Queremos mandar uma mensagem às grande fabricantes de pneus", disse ele à Reuters.
Os produtores de borracha precisam de preços maiores para o produto, disse Bastari, porque o custo de vida aumentou sem que eles fossem beneficiados por preços estáveis ou em alta dos pneus.
A Gappkindo é a maior e mais influente dos grupos de borracha da Indonésia. A produção de borracha do país este ano ficará praticamente estável, em 3,1 milhões de toneladas, disse Bastari, com aumentos limitados pelo clima e acordo com produtores da Tailândia e Malásia para reduzirem exportações.
Fonte: Economia Uol